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domingo, 30 de outubro de 2011

(FOTOGRAFIAS)


Dicas para Diagramação de Álbuns






Já faz um tempo que Álbuns Diagramados (como os Fotolivros) fazem parte da vida de Fotógrafos, principalmente daqueles que trabalham com Eventos Sociais (como Casamentos.) Só que álbuns assim pedem mais ainda do Fotógrafo. E é por ver muitos colegas se batendo nessa parte que resolvi escrever esse post :)

Diagramação é Design

A primeira coisa a se entender quando falamos de Diagramação é que ela faz parte do Design, e não da Fotografia. Pense em uma revista: quem cuida da Diagramação de seus elementos não é o Redator e sim um Diagramador (ou profissional de Editoração Gráfica, Design ou similar.)

Fotos: Claudia Regina | Diagramação e Fotos do álbum pronto: Va Albuns
O Redator escreve seus incríveis textos (em um editor de textos, tipo o Google Docs) e o Diagramador vai lá e organiza estes textos incríveis no espaço da revista. O objetivo é fazer o texto ficar totalmente legível e bem estruturado. O leitor quer admirar o texto, não a diagramação.
Acontece exatamente assim com os Álbuns Fotográficos: o objetivo é valorizar as fotos.
Por isso não dá pra simplesmente diagramar um álbum sem nenhum conhecimento sobre isso: é preciso estudar Design. Margens. Espaçamentos. Áreas de descanso. Espaço negativo. Tipografia.
Algumas dessas coisas vão de encontro com a Fotografia (como a própria composição) e outras são totalmente diferentes (como o uso de Tipografia.)
Se você não está disposto a aprender Design para fazer seus próprios Álbuns com qualidade considere contratar um profissional desta área! É menos trabalho para você e suas fotos serão valorizadas como merecem.
Por isso nada de preguiça: se o objetivo é montar Álbuns com qualidade é importante ir além da fotografia! Estude Design.

Enfeites e efeitos mirabolantes

Existem clientes para todos os gostos e entendo que muitos procuram uma diagramação que por si só já complementa as fotos. Para esses clientes álbuns com “efeitos”, ilustrações, desenhos, texturas e cores são lindos. Mas lá vai uma opinião pessoal: até gosto de ScrapBooks para fotos pessoais (aquelas que o cliente tira nas férias e que são todas reveladas em 10x15cm), e preferencialmente que seja um ScrapBook real, e não digital. Mas como Fotógrafa Profissional gosto que minhas imagens sejam o centro das atenções :-)
Por isso evito ao máximo efeitos nos meus álbuns: eles têm fotos, e só. E muitas fotos enormes, ocupando a página inteira. E quase nada além disso (um pouco de texto, para título e descrição, e uma ou outra forma geométrica simples.)
Nessa hora o ideal é seguir aquela dica de Albert Einstein:
Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso.
Usar uma diagramação simples é complicado: quando estamos vendo a página diagramada na tela do computador parece simples demais. Mas confia em mim: depois de impresso o Álbum fica muito mais lindo assim, e as fotos ganham total destaque.

Esqueça o Photoshop

Isso é um complemento para o primeiro item que comentei neste post: nenhum diagramador de revistas deste universo faz seu trabalho Photoshop, então por que nós usaríamos esse aplicativo para diagramar álbuns? É possível usá-lo pra isso? Sim. É o ideal? Não.
Mas usa-se o que então? Existem vários aplicativos feitos para Diagramação e um que nenhum usuário de Photoshop vai ter dificuldades em aprender é o Indesign. Por ser também da Adobe a interface já é familiar.
Usar o aplicativo ideal para este fim melhora não só a qualidade do trabalho mas também economiza tempo pra caramba! O seu Workflow agradece :-)
Ps.: para a arte da Capa costumo usar ainda o Photoshop já que a empresa responsável pelos Fotolivros recebe os arquivos em .PSD para checar a altura da Lombada.

Tutoriais de Indesign

Não dá pra ensinar como usar o Indesign em apenas um post, mas existem vários Tutoriais online para você já ir conhecendo. Encontrei posts com dicas básicas bem legais no blog Indesign Upgrade, acho que acompanhar essas dicas é um ótimo começo.
Se houver procura posso fazer um vídeo sobre o assunto, aí já focando mais na diagramação de álbuns de fotografia mesmo :) Então se você tiver interesse nesse conteúdo, diga aí.
Pessoalmente eu até gosto de fazer meus álbuns, mas é algo que toma tempo e por isso ultimamente tenho preferido contratar alguém para cuidar disso pra mim na maioria dos casos.
E digo uma coisa: o mercado para Diagramadores profissionais está escasso aqui no Brasil. Designers que entrarem agora nessa área não terão falta de clientes: fotógrafos não têm mais tempo para essa parte do trabalho e ainda existem poucos profissionais de qualidade. É definitivamente um mercado cheio de oportunidades!



Como ser um fotógrafo profissional?





Aqui no blog recebo muitos comentários de pessoas que estão de saco cheio com a profissão e querem passar a fazer algo que amam: fotografar. E aí aparecem perguntas como:
  • “Quero trabalhar com fotografia, que equipamento devo comprar?”
  • “Amo fotografar e quero fazer disso minha profissão, quanto devo cobrar?”
  • “Adoro fotografar e gostaria de trabalhar com casamentos, quais dicas você me dá?”
Sempre achei complicado explicar o motivo dessas perguntas serem totalmente equivocadas. Mas ao conversar com a fotógrafa e amiga Carol Valério ela disse uma frase que me pareceu perfeita, na sua simplicidade e veracidade:
“Para ter sucesso naquilo que fazemos temos que garantir duas coisas: Amor e Capricho!”
E pelo que percebo em muitas situações sobra amor e falta capricho.

Amor é essencial

Não me entenda mal: acho essencial que o nosso trabalho seja gostoso. E acho super válido chutar o pau da barraca quando não aguentamos mais (eu também fiz isso.) Sempre digo que se você vive esperando pelo fim de semana ou pelas férias, você está no trabalho errado.
E isso não vale só para a fotografia, mas para todas as profissões. Existem fotógrafos infelizes pois eles não gostam realmente do que fazem e estão nessa só pelo dinheiro tanto quanto existem pessoas que fazem carreira em multi-nacionais e estão muito felizes assim.
Love, amor, aimer, amore by Camdiluv ♥
Ser fotógrafo não é uma solução mágica. E é preciso amar muito, muito mesmo! É preciso amar o suficiente para que as burocracias, as partes chatas (pois elas existem) e os problemas pareçam irrelevantes.
Mas não adianta só amar.

É preciso ter capricho

E capricho quer dizer considerar e cuidar de todos os detalhes. Lembrar que ser fotógrafo é doce mas não é mole não! É saber que é preciso estudar muito Fotografia antes de sair vendendo seu peixe. É saber que é preciso estudar Administração, Marketing e Economia para conseguir gerir seu negócio. É saber que se você quer oferecer algo de qualidade é preciso estudar Arte, Semiótica e História. É saber que tudo isso não se aprende do dia pra noite. É saber que você vai passar mais tempo gerenciando do que fotografando.
É saber se preparar para ser um profissional.
Business, by CELALTEBER
É saber de tudo isso e realmente se importar com cada etapa. Tem hora para estudar o básico, tem hora para analisar o mercado, tem hora para trabalhar de graça, tem hora para investir e, depois de todas essas horas, é que vai ser a hora de vender.

Trabalho é trabalho, diversão é diversão

Por mais que a gente ame o que faz aquela importante diferença entre trabalho e diversão ainda existe: a responsabilidade. Não queira vender fotografia se não estiver disposto a fazer o que é preciso.
E como dizia minha vózinha: Amor não enche barriga ;-)
Publicado por Claudia Regina NO SITE.

O que as fotos 3×4 podem nos ensinar

Existe uma frase assim: “sempre dá para ser um exemplo, nem que seja um mau exemplo” – e isso serve direitinho para as fotos de Documentos (tipo 3×4.) Quando estamos falando de retratos as fotos de documentos servem lindamente como um exemplo detudo que não devemos fazer! Veja só:

1. Distância Focal

O mais indicado para fotos só de rosto são as lentes Teleobjetivas. Lentes Grande-Angulares distorcem a imagem (nariz vira batatinha, orelhas mudam de lugar ou até somem…) e tudo que queremos evitar é distorcer o rosto de nosso retratado, não é? As Teleobjetivas mostram a pessoa o mais próximo possível de sua aparência real.
Não sabe o que é Teleobjetiva ou Grande-Angular? Leia a Apostila “Aprenda a Fotografar em 7 Lições” para aprender e saiba mais em “Como escolher sua Lente”
É claro que quem faz fotos para documentos normalmente não estão nem aí pra isso e acaba fazendo do jeito mais fácil. 99% das vezes as fotos são feitas mais de perto do que deveriam. Isso quando a foto não é feita com uma WebCam (como no Detran aqui do Paraná.)
Abaixo um exemplo pra perceber bem a diferença. A primeira foto foi feita com uma 70mm e a segunda com uma 10mm. Naturalmente as fotos 3×4 não são tão exageradamente distorcidas (só a do meu Passaporte), mas assim dá para perceber a diferença nos dois extremos e tentar evitar uma distorção indesejada.
(meu marido fica lindo de qualquer jeito.)
Ah, é bom deixar claro: essa “regrinha” não vale se estivermos procurando um efeito cômico no retrato :)

2. Iluminação

Rostos são “objetos” de três dimensões e normalmente queremos que isso fique claro na fotografia. É por isso que é comum usar como base para iluminação de retratos uma luz principal lateral (45º, pra ser mais exata) e outra de preenchimento, com cerca de metade da potência da principal. Assim conseguimos mostrar a tridimensionalidade do rosto e dar destaque às características mais bonitas da pessoa (preferencialmente escondendo as não tão bonitas.)
Já o setup padrão para fotos de documentos são dois flashs, dos dois lados e com a mesma potência! Isso faz com que cada milímetro do nosso rosto fique iluminado, e assim perdemos a tridimensionalidade. De quebra todo defeito existente fica bem evidente.
É claro que o objetivo da foto de documento não é nos deixar mais lindos, e sim mostrar cada detalhe da nossa fisionomia. Mas na hora de fazer fotos para outras finalidades o ideal é tentar evitar esse setup de iluminação “sem vida.”
Setup montado no LightingDiagrams.com

3. Expressão

E por fim, mas não menos importante: a expressão. Concordo com a teoria (e acho difícil alguém discordar) que a principal essência de um retrato é  a expressão do fotografado. Seja uma expressão de felicidade, delicadeza, amor e até tristeza, o importante é que aquele retrato passe alguma emoção para quem está vendo.
E, vamos ser sinceros: todo mundo fica com cara de NADA nas fotos de documento xD
(a melhor coisa que existe é usar documento com foto de você criança: pode estar deformada mas continuamos fofinhos.)
A solução para este problema é a direção. Dirigindo nossos retratados de forma a conseguir emoções fortes e genuínas os retratos ficam muito mais interessantes :)
Flavia - por Claudia Regina
E você, tem alguma dica pra evitar ao máximo a aparência de “foto 3×4” nos seus retratos?
Ps.: é bom deixar claro que as fotos de documento cumprem a sua função muito bem! Só estou as usando como “desculpa” para falar um pouco mais do assunto retratos :)

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